quarta-feira, 29 de abril de 2009

Onde estão as pessoas interessantes?

Quando se está procurando por alguém para ter um relacionamento estável, é muito importante levar em consideração os lugares onde esta busca será feita. A regra básica é: apenas procure pessoas interessantes para você onde elas efetivamente podem ser encontradas.

Parece óbvio, não? Mas o fato é que muita gente simplesmente ignora esta recomendação e depois se queixa de que "ninguém está querendo nada sério". Em apenas três dias de divulgação do meu Curso já deu para perceber que uma das reclamações majoritárias das mulheres, de que "a maioria dos homens não quer nada sério", não corresponde exatamente à realidade. Em todos os lugares onde tenho divulgado o Curso tenho me surpreendido com a boa receptividade dos homens em geral com o tema, e acreditem, com as queixas deles de que "as mulheres não querem nada sério".

Bem, então temos um fato interessante e animador: de um lado há mulheres querendo relacionamento sério... E do outro há homens querendo a mesma coisa! Como superar este abismo?

Uma das providências, como eu citei acima, é procurar por alguém especial em lugares onde é maior a probabilidade desta pessoa estar. Ou seja, não conte tanto com barzinhos, casas noturnas ou shows. É bem verdade que há uma quantidade considerável de pessoas querendo relacionamentos sérios circulando pelas baladas, mas neste contexto diferenciar um caso do outro torna-se um pouco mais difícil para quem não tem tanta prática no assunto. Tais locais não propiciam um contato muito profundo e um conhecimento mínimo do modo de ser da pessoa, tão necessários para estabelecermos um relacionamento com alguém.

Algumas alternativas mais viáveis, que atendem melhor a estas necessidades, incluem: grupos de estudos ou de trabalho, programas sociais ou culturais que permitam um mínimo de diálogo entre as pessoas envolvidas, encontros de amigos e "amigos dos amigos", enfim, qualquer contexto onde seja possível que uma pessoa conheça melhor o modo de ser e de pensar da outra - que no fim das contas é o que vai determinar a duração do relacionamento, mais do que a atração física.

E será que um curso sobre relacionamentos também pode ser um local propício para encontrar pessoas especiais? Com certeza!

Imagine que as aulas do Curso "Construindo Bons Relacionamentos Amorosos" são em grupos de aproximadamente dez membros, e que a Coordenação fará o possível (tudo vai depender do volume de inscrições) para formar grupos com a mesma proporção de homens e mulheres, com afinidades entre si (mesma faixa etária, mesmo grau de escolaridade, mesmos objetivos no Curso, etc.). Os membros destes grupos conviverão em um período de três encontros semanais de duas horas cada um, falando e aprendendo sobre um assunto que é de suma importância para todos. Em seis horas totais de convivência, as pessoas do grupo terão a oportunidade de obter uma visão geral sobre cada membro: o que ele pensa, como se comporta, quais são seus valores e objetivos. Agora pense: quais outros contextos lhe fornecem uma oportunidade tão rica quanto esta de conhecer pessoas interessantes, e quais destes estão tão acessíveis a você quanto o Curso?

Portanto, a oportunidade de conhecer de forma um pouco mais profunda que o usual parceiros em potencial pode ser um dos benefícios secundários deste Curso, além de todas as informações sobre atração, conquista e manutenção de relacionamento a que os alunos terão acesso. Na pior das hipóteses você terá a chance de fazer novos amigos, que como a Ciência já sabe também são fontes importantes de contato com futuros(as) namorados(as)... Mas isso será um assunto para outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário